terça-feira, 5 de agosto de 2008

Chapter 8 - sobre a capacidade de se impressionar

A cada dia que passa mais eu me convenço de que a raça humana está ficando cada vez mais burra. Eu poderia enumerar várias razões para isso, mas a que mais me impressiona é capacidade das pessoas de se impressionarem com as coisas mais idiotas do mundo.
Exemplo prático:

Email falando sobre como as empresas pegam leite vencido e reempacotam pra economizar dinheiro. É só conferir um número no código de barras se o leite e novo ou reaproveitado.

Me lembro uma vez que várias pessoas receberam um e-mail desses e ficaram revoltadas. Tinha até gente respondendo dizendo que sentiu um leite meio azedo e comprou outro sem o tal número no mercado e aquele sim estava bom.
Será que nenhuma dessas pessoas parou pra pensar na asneira que estão fazendo? Vamos pensar um pouco:
1 - A empresa pega leite vencido e revende pra economizar
Tá, até aí faz algum sentido.
2 - Reempacotam.
Já começou a ficar zoado. A empresa tem que economizar. Então ela pega milhões de litros de leite empacotados e leva de volta pra fábrica?
3 - Colocam um número "xyz" no código de barra, e por esse número dá pra saber que aquele leite é batizado.
Puta que pariu, se uma empresa fosse fazer isso ela ia deixar na cara pra todo mundo descobrir que o leite tava estragado?
Outra coisa, essas antas que acreditaram nisso tudo por acaso já viram leite estragado? Fica tipo uma pasta.

Mas sempre tem uma criatura que pode argumentar:
"Não, mas podem colocar vários conservantes e outros produtos químicos pra deixar o leite parecendo novo."

Sim, eles poderiam fazer isso, mas não seria um custo a mais? A idéia é eles abaterem o custo de comprar mais leite dos produtores. Se eles gastam mais dinheiro, é pura burrice, fora o fato de várias pessoas se cagarem com uma dor de barriga federal e depois de um tempo tacarem processo e uma inspeção da vigilância nas fábricas.
Outro fator que as pessoas não são obrigadas a pensar mas é relevante: o pacote de leite (o Tetrapak) é custoso e muitas vezes mais caro que o próprio leite, portanto é completamente inviável eles fazerem tal artimanha.
Podem falar o que quiser, isso é burrice, e quem acreditou é porque ficou com preguiça de pensar. Tenho pena da pessoa que ficou procurando o leite "certo" no mercado.

Existem outras 30 modalidades de e-mails pega trouxas. Crianças desaparecidas, eventos astronômicos inexistentes, produtos de uso comum que causam mutações, leis absurdas (estilo vão abolir a lei da gravidade) e todo o tipo de bizonhice.

Porém o que mais me frustra ultimamente é como as pessoas olham superficialmente as coisas. No meu trabalho, aonde as coisas deveriam ser extremamente técnicas e objetivas, as pessoas observam quase 100% das vezes na aparência final do produto. Cores, disposição, visual agradável, e quase nunca reparam se o produto atende às suas necessidades. É possível produzir algo completamente sem objetividade, mas se a aparência for correta você receberá elogios.
Eu me lembro, que eu estava a 4 horas de uma demonstração de produto e embora eu tivesse cumprido com 90% do prometido, sabia que se não colocasse algo para impressionar o público, a recepção não seria das melhores. Eu não tive dúvidas e coloquei uma figura bem chamativa. O resultado não foi outro além de vozes impressionadas. Na verdade eu acho que só a figura sozinha já faria o serviço todo.
É pedir demais para as pessoas pensarem um pouco? Porque uma figura impressiona tanto e algo funcionando não é nada mais do que o esperado?

No fim, a pergunta é sempre a mesma: porque as pessoas acreditam em tudo tão facilmente? Porque quando você duvida, você é o cara pessimista, é o cara chato? Acho que ser céptico é dever de cada pessoa pela simples natureza cruel de nosso mundo. Só existe malandro porque tem otário.

Hoje em dia a coisa tá tão grotesca que qualquer pessoa liga pra sua casa e diz que seqüestrou filho ou irmão. A coisa tá tão ridícula que ligam até pra pessoa que não tem parente.

Muito se fala sobre a sociedade atual ser a sociedade da informação. Pois bem, deveríamos dizer que essa é a sociedade da informação burra. A informação mais requisitada é a informação inútil, enquanto um punhado de pessoas usa a informação útil para enriquecer e deixar a população mais burra e alienada.


3 comentários:

ghfdc disse...

E viva a seleção natural!

Teve um e-mail desses que eu gostei... Falava sobre macacos malabaristas assaltantes, ou algo assim... Era, obviamente, uma zoação, mas era divertido...

Um abraço!

Livia disse...

É por essas e outras que continuo repetindo: as pessoas fedem!!!

Unknown disse...

Você tá pedindo que as pessoas pensem? Aí ferrou...

Você tá esperando que quem não sabe nem o 2 + 2 resolva um problema sinistro de derivada.