domingo, 25 de maio de 2008

Chapter 296 - Pirates of the Dark Cookie

Pirates of Dark Water, foi um desenho produzido pela Hanna Barbera entre 92 e 93. No Brasil só chegou lá pelos idos de 96. O desenho se destacava pela criatividade e pela tentativa de se criar uma história contínua. Como quase tudo que presta na TV americana, teve pouca audiência e acabou sem um fim.
A história se passava no mundo fictício de Mer, numa espécie de mundo fantasioso no estilo capa e espada com elementos de magia. O mundo era infestado de piratas e por uma praga, as águas sombrias, uma entidade que habitava os mares e sugava tudo que era tocado. O personagem principal era Ren, príncipe de um reino destruído, que deveria coletar 13 tesouros mágicos que juntos iriam destruir as águas sombrias. Ele contava com a ajuda de Ioz, um pirata típico, Tula, uma espécie de druida que controlava as forças da natureza e Niddler um macaco voador.
O vilão era Bloth, um pirata gordão e mau que nem um pica-pau, e que tinha um navio feito de um esqueleto gigante de Leviatã. Bloth odiava o pai de Ren e também estava a procura dos tesouros para obter o controle das águas sombrias.
O desenho era especial por ter uma criatividade elevada se comparado com a maioria dos desenhos americanos dos anos 90. Várias criaturas e pessoas era elaboradas e os roteiristas tentavam dar um clima Tolkeniano, criando referências históricas e geográficas. Infelizmente o desenho não sobreviveu, principalmente pela animação ser trabalhosa o que aumentou os custos de produção. Isso aliado a uma audiência mediana deixaram a história do desenho pela metade (somente 8 dos tesouros eram encontrados).
Alguns elementos claramente eram referências a filmes como Guerra nas Estrelas. Na figura acima vemos Bloth arremessando Ren ao Constrictus, uma criatura que abitava o casco do Maelstrom (navio de Bloth), que claramente é uma referência ao Sarlacc de O Retorno de Jedi.
Hoje em dia, Pirates é considerado quase um cult entre os amantes de desenhos animados, justamente por ser uma tentativa de se criar uma história épica e com um mundo autêntico, numa época aonde as animações americanas estavam sendo claramente surradas pelo início da invasão japonesa nos canais americanos.

5 comentários:

B. disse...

Po..Piratas das Águas sombrias é daqueles desenhos BONS que a HB fez. Bom de uma maneira não tosca, ao contrário dos mal-falados (mas engraçados de tão ridículos) como Galtar and the Golden Lance e os Herculoides (este ultimo é especial).

Jiroumaru disse...

Você se esqueceu do incrível Thundar o Bárbaro.

ghfdc disse...

Ariel! Ucla! Vaaaaaaaaamooooooooos!

Hahahaha... Muito bom...

E é verdade; se é bom, é cancelado... Brimstone foi assim... Esse desenho dos Piratas... E, agora, aparentemente vão cancelar The Big Bang Theory...

Uma pena.

Um abraço!

B. disse...

Thundar...é verdade hahahaha

Lila Yuki disse...

Jirou e suas resenhas que nunca entendo. Leio e não comento.