quinta-feira, 24 de julho de 2008

Chapter 298 - Denkegi Sentai Changeman


Esses dias eu tava vendo porcarias na internet e me deparei com uns links do e-mule para a série completa. Eu já queria baixar faz um tempo para rever e já consegui assistir alguns episódios. Primeiro eu não lembrava que eram tantos episódios assim (55) e realmente eu não lembrava que eles eram tão mal feitos.
A história é totalmente jogada. Começa com vários maluquinhos em roupas militares tomando uma surra do comandante Ibuki. Geral fica puto com o treinamento e quando todos ameaçam abandonar a organização conhecida como Defensores da Terra, o exército de Gozma invade a terra. Como alguma coisa tem que acontecer, do nada, sem explicação, cincos dos caras são atingidos por uma força bizonha que o comandante diz ser a força terrestre. Os caras ganham essas roupas ridículas e sem explicação nenhuma eles baixam a porrada nos monstros, o monstro morre com a Power Bazooka, o Gyodai faz o monstro crescer, eles chamam a Base Shuttle, eles juntam os veículos e montam o robô e matam o robô com a espada.
Assim começa o ciclo interminável de matar monstro, monstro crescer, chamar robô, matar monstro gigante. Quase todos os episódios são bizonhos, as tramas são mal escritas e as maneiras que os alienígenas tentam dominar a Terra simplesmente são idiotas.
Embora exista uma ingenuidade extrema nos roteiros, de vez em quando há lampejos de inteligência. Aos poucos percebemos que os vilões na verdade também são oprimidos quanto os terráqueos, já que a maioria deles já haviam lutado contra Gozma e o Sr. Bazoo. Muitos deles esperavam que conquistando a Terra, teriam como pedir ao Sr. Bazoo a liberdade de seus planetas.
A qualidade dos efeitos especiais era precária, monstros bizonhos, isopor e papel maché e montagens bem podres. As maquetes eram razoáveis e apesar disso tudo podia-se notar que a série havia investido uma grande quantidade de dinheiro. Em várias cenas nota-se o uso intenso de figurantes, em algumas cenas são usados helicópteros e os changeman várias vezes usam motocicletas e carros durante algumas cenas.
A dublagem brasileira era decente, e é possível reconhecer algumas vozes no elenco. O dublador do Change Griffon (o preto) é o mesmo que dublou o Jaspion. Quem dublou Buba, o pirata espacial também dublou o Sr. Barriga de Chaves e quem dublava o Gata (o bicho verde de Gozma) e o Gyodai tem uma voz muito parecida com a do dublador do Nhonho do Chaves.
Segue um resumo dos principais personagems:
Comandante Ibuki: o cara que montou os defensores da Terra. Nos episódios finais ele se revela um alienígena que teve seu planeta destruído por Bazoo. Ele havia vindo para a Terra e montou a organização para tentar derrotar Gozma.
Tsurugi Hiryu: Changeman Vermelho, Change Dragon, é o líder deles. Foi jogador de baseball e tinha uma bola que desaparecia, chamada Bola Dragão.
Hayate Shou: Changeman Preto, Change Griffon, é o pegador. Sempre penteia o cabelo antes de lutar.
Ozora Ryuma: Changeman Azul, Change Pégasus, é o atrapalhado do grupo.
Sayaka Nagisa: Changeman Branca, Change Mermaid, é a certinha e talvez a mais inteligente.
Mai Tsubasa: Changeman Rosa, Change Fênix, é a marrentinha que quer partir pra porrada.
Nana: talvez uma das personagens mais importantes da série. Nana era uma criança do planeta Tecnolíquel. Os seres deste planeta tem por característica terem uma infância curta e quando alcançam a adolescência, o fazem subtamente liberando a aura energética. Quem fosse irradiado por essa aura se tornaria muito poderoso. A busca pela aura fez com que Gozma perseguisse Nana.
Rei Bazoo: é o cara que toca o terror na série. Ele manda na porra toda e mata quem não fizer o trabalho direito. No fim é descoberto que Bazoo era só uma projeção da consciência do planeta Gozma.
Comandante Giluke: ele lidera inicialmente o exército de Gozma contra a Terra. Após falhar em adquirir a aura energética de Nana, ele é morto por Bazoo. O seu ódio faz com que seu espírito assombre a já adolescente Nana, fazendo com que ela irradie a aura uma segunda vez. Ele revive dos mortos como Super Giluke.
Rainha Ahames: outra comandante de Gozma, ela aparece no meio da séria. Ela é banhada pela primeira irradiação da aura de Nana e adquire novos poderes tornando-se muito poderosa. Ela possui um dragão de duas cabeças chamado Jangueran (pronunciado "Iangueram").
Buba: pirata espacial, adversário mais feroz de Change Dragon. Morre em luta dramática após libertar Shiima de seu feitiço.
Shiima: outra combatente de Gozma, Shiima é uma mulher com voz de homem. Quando Buba quebra seu feitiço, Shiima volta a ter sua voz normal e se alia aos Changeman.
Gata: bicho verde de Gozma, meio idiota e caricato. Era navegador da nave de Gozma. No fim ele se alia aos Changeman por causa de sua família que passa perigo.
Gyodai: clássico personagem, fazia os monstros crescerem. Ele apenas era leal ao Gozma pois eles davam o que comer para ele. No fim acaba se aliando aos Changeman após ser abandonado.

Dados curiosos:
-Changeman foi a primeira série Super Sentai a ter um bicho que aumentava os monstros derrotados.
-O ator que fazia o Change Griffon hoje é programador de jogos.
-Sim o dublador do Change Griffon era o mesmo do Jaspion, o que significa que ele é o Takeshi, do Shoptime.

3 comentários:

ghfdc disse...

Po, nem era tão tosco assim... Quero dizer, alguns episódios foram tensos...

Não me canso de dar como exemplo o final da série, quando tudo está indo para o espaço (metaforicamente falando), e uns terremotos começam a acontecer... O Change Pegasus acha que é a "Força Terrena", que não iria abandoná-los num momento tão crítico, e iria aumentar os poderes deles... E, no final, eram só terremotos, mesmo! Tanto que o Sargento Ibuki até fala que "a Terra já deu a eles toda a força de que precisam"... Ou seja, "Se fode aí; dá teu jeito!"...

Tem também o episódio em que o cavalo do mesmo Change Pegasus morre, se sacrificando para salvá-lo...

Isso tudo, além da já mencionada luta final do Buba contra o Change Dragon, entre outros momentos, tornaram Changeman uma boa série, sim... Pelo menos, muito melhor do que qualquer Power Ranger, em que qualquer problema se resolve com novos poderes/armas/robôs gigantes.

Dragon Kick!

P.S.: Excetua-se aqui Power Rangers dublado em espanhol. Nada supera isso!

Lila Yuki disse...

Realmente há muito mais detalhes que graças ao seu post me vieram à mente.

Mas era legal. Mais divertido que uma porção de porcaria que existe hoje em dia...

B. disse...

Classico pra caralho..mas tosco pra caralho...e viva a pedreira da Toei =p