sábado, 26 de julho de 2008

Chapter 299 - Choushinsen Flashman

Como falei de Changeman no post anterior, fica difícil não falar de Flashman. Não sei ao certo se esta foi o Super Sentai seguinte a Changeman no Japão, mas certamente foi posterior. No Brasil foi exibido pela Manchete na esperança de repetir o sucesso de Changeman. Porém o fato da série ter o formato igual (5 integrantes coloridos, mata monstro, cresce monstro, robô mata monstro gigante) fez com que os telespectadores considerassem flashman uma imitação.
Sob todos os aspectos técnicos, Flashman é uma série mais bem feita. Os efeitos são menos mal feitos (algumas montagens de naves espaciais são razoáveis), os monstros são um pouco menos toscos e a história é um pouco mais trabalhada, mas pelo fato de ter vindo depois dos Changeman, seus personagens nunca tiveram o mesmo carisma.
Talvez a escolha dos dubladores brasileiros não tenha sido a melhor. Embora a dublagem seja competente, algumas vozes simplesmente não são tão carismáticas e algumas vezes são estranhas mesmo.
A história consistia de cinco jovens que foram raptados quando crianças por uma raça conhecida como caçadores espaciais. Os caçadores são comandados pelo Monarca LaDeus, um ser poderoso que comanda o Cruzador Imperial Mess. Por algum motivo não explicado eles foram parar no Planeta Flash, um planeta longínquo, com 4 satélites, habitados por um povo avançado. As crianças são acolhidas e recebem treinamento com o objetivo de voltarem à Terra e derrotarem o Cruzador Espacial.
Em algum momento de suas vidas, os Flashman descobre que Mess está indo para a Terra. Mesmo contra a permissão do povo do planeta Flash, eles vão para a Terra a bordo de uma grande espaçonave e assim começa a luta.
Mess empregava os caçadores espaciais afim de coletar material genético de todo o universo para produzirem mais monstros e soldados mais poderosos e assim dominar todo o universo. Isso os leva à Terra, e ao chegarem são surpreendidos pela grande gama de seres existentes na terra.

Segue uma descrição dos personagens:


Jin - Red Flash - como sempre o vermelho é o líder. Como sempre é o cara que na hora da merda se levanta e baixa a porrada nos inimigos. Foi criado no planeta Flash.

Dan - Green Flash - é o mais forte da equipe pois foi criado no satélite Green Star aonde a gravidade era mais intensa.

Go - Blue Flash - é o zoador da equipe e o mais novo. Ele tinha o poder de andar nas paredes e tinha uma agilidade extrema. Também era um dos mais resistentes e conseguia viver muito tempo sem água. Ele foi criado no satélite desértico Blue Star.

Sara - Yellow Flash - é a mais inteligente e aprendeu a controlar o ar e o frio. Vivia no satélite gelado Yellow Star. É a única a achar seus pais na série.

Lu - Pink Flash - é a menos aprofundada na série e não tem uma personalidade bem definida. Tinha o poder de levitar e viveu no satélite Pink Star.

Mag: robô idiota que era a segurança da nave dos Flashman.

Star Condor: era o genérico da Base Shutle. Era de formato bizonho e trazia os veículos que se transformavam no robô Flash King. Os veículos eram o Tanque Comando e Delta Craft e Omega Craft, dois jatos.

Titan Flash: um segundo veículo gigante dos Flashman. Era um caminhão. A parte da frente se transformava no robô hiperativo chamado Titan Jr. A carroceria mais tarde se juntaria a ele formando o Grand Titan, que realmente baixava a porrada nos monstros. Ele só aparece no meio da série.

Vilões:

Monarca LaDeus: era o Sr. Bazoo genérico. Não fazia muita coisa além de falar, ao contrário do Sr. Bazoo que realmente tocava o terror. No fim até ele é transformado em monstro.

Dr. Keflen: era o cara que criava os monstros, através do sintetizador bio-molecular, que não passava de um teclado estilizado que saía uns sons de órgão. No fim da série ele descobre que é um terráqueo.

Neffer: comandante do grupo, tem uma aparência de ser uma onça misturada com sei lá o que. No decorrer da série ganha mais poderes e baixa muita porrada nos flashman. O poder especial dela consistia na Visão Infernal, que iludia os Flashman causando muitos danos.

Wandar: outro comandante, era meio fresquinho. Também ganha mais poderes ao longo da série e consegue congelar o tempo por 3 segundos, fazendo miséria com os Flashman.

Urk e Kirt: personagens inúteis só apareciam um pouco nas lutas.

Gals: outro inútil, só dava um pouco de trabalho nos Flashman.

Kaura: se em Changeman tinha Buba, Kaura era o seu equivalente. Ele se revelou o responsável pelo rapto dos Flashman. Ele era acompanhado de quatro caçadores espaciais. Um dos personagens mais interessantes, quando ele aparece na série faz com que os Flashman tenham muito mais dificuldade de derrotar o Império Mess, inclusive conseguindo destruir o Flash King, deixando os Flashman na merda até a chegada de Titan Jr. Assim como Buba, morre em luta dramática com Red Flash. Em um certo momento da série passa a lutar contra Mess e contra os Flashman ao mesmo tempo.

Medusan: Genérico do Gyodai. Ele foi criado a partir do DNA de criaturas marinhas. Tosquinho, sem graça e nem um pouco carismático (o Gyodai era engraçado pelo menos). Só servia pra aumentar os monstros.

Assim como Changeman, Flashman evolui de maneira semelhante. No início a série tem vários episódios focando em cada personagem. Conhecem alguns personagens importantes e em algum momento, um novo vilão aparece para desequilibrar as forças (Ahames em Changeman, Kaura em Flashman). Os heróis conseguem superar essa diferença, mas algum evento deixa os vilões em vantagem (aura energética em Changeman, novos poderes de Wandar e Nefer em Flashman). Os heróis ficam na merda, sofrem mas superam os problemas. Os vilões regulares são mortos seguidamente até o fim da série e então o embate final acontece.
Não me admira que o sucesso de Flashman tenha sido limitado no Brasil, o roteiro é quase idêntico!
Mesmo assim, Flashman tem alguns méritos.
- Foi o primeiro Super Sentai a ter dois robôs gigantes.
- Abordou o tema de manipulação genética. De maneira ingênua, mas o fez.
- Mostra os heróis de maneira mais dramática, pois todos procuram seus pais.
- Os heróis ficam sem robô gigante por alguns episódios o que tira um pouco da mesmice.

O resumo da série é bem parecido com o que eu descrevi acima. Além disso, eles conhecem a família Tokimura, que no final se revela ser a família de Sara. Ao longo do relacionamento deles com a família eles descobrem uma reaçao negativa à Terra, por causa do tempo que passaram no Planeta Flash. Eles tomavam um choques bizarros e não podiam tocar plantas e pessoas. No fim da série eles tinham um tempo limitado para derrotar o Mess e agonizavam ao lutar. Ao vencerem o Mess, eles voltam ao planeta Flash para serem tratados e poderem voltar à Terra.

8 comentários:

Ceres disse...

Eu sou estranha. Gostava mais de Flashman que de Changeman...

ghfdc disse...

Flashman também foi muito divertido... Mas, nessa série, já começou a farofada de se ganhar outro robô gigante quando o primeiro quebra; de ganhar novos poderes (quando o cristal que fica na testa dos capacetes é quebrado, e em seguida restaurado)...

Mas a parte da alergia à Terra, que limitava o tempo deles no planeta, foi legal...

O interessante é que tudo que o pessoal do Mess tinha a fazer para ganhar era esperar a saúde dos Flashman dar "time out", mas em vez disso foram bater de frente com a equipe colorida e moribunda, só para serem derrotados!

Um abraço!

Lila Yuki disse...

Lembrando ainda. Eu sou mais estranha ainda. Sonhei uma vez que era o Flashman verde... Dude......

B. disse...

Você vai falar também sobre os Jaspions, Jirayas e Jibans da vida? =p

Anônimo disse...

Eu sou muito mais ligado em Flashman todo tempo na minha recordação do que Changeman, é um dos melhores, até possível eu colocar sendo o primeiro melhor dos Super Sentai !!!

Saudações dos Flashman!!!

Unknown disse...

Não acho a urk a kirt inuteis achava elas boa de porrada

Anônimo disse...

gostaria de um resumo sobre o seriado Flashman em inglês.

Alguém pode me ajudar??

Grata.

Daniel Takata disse...

Cara muito boa sua descrição do seriado! Gostei muito das designações de quem realmente "tocava o terror", "descia a porrada", quem era inútil e sem graça ("Mag: robô idiota" foi impagável kkkkkkkkk), muito bom! grande abraço!