segunda-feira, 14 de julho de 2008

Chapter 904 - Sanctuary

Mais um mangá de Yakuza. Sanctuary conta a história de dois amigos de infância que possuem um passado misterioso. Ambos tem metas ambiciosas em suas carreiras e eles prometem que juntos cumprirão a promessa de criar o que chamam de Santuário. Chiaki Assami decide seguir carreira política enquanto Akira Hôjo decide virar um Yakuza.
O mais interessante deste mangá é o retrato da política japonesa, com uma forte crítica à estagnação de pólos políticos dominados por dirigentes idosos e regras que priviliegiam o tempo do político em detrimento à habilidade ou ao carisma, muitas vezes fazendo a nossa política parecer fichinha.
As cenas de Yakuza são também interessantes e razoávelmente realistas, sem nenhuma luta absurda no estilo Crying Freeman. Assim como Chiaki tem como objetivo mudar a política, Akira tenta mudar a mentalidade da Yakuza, usando estratagemas e o carisma ao invés de pura força bruta.
A história tem um passo dinâmico e com muitas reviravoltas, fazendo de cada volume uma pequena trama que leva ao volume seguinte.
Os desenhos são do competente Rioychi Ikegami, de Crying Freeman. Neste título o traço mostra uma evolução, com uso mais intenso de retículas, tornando o desenho mais rico em texturas. O roteiro é de Sho Fumimura.
Este título está sendo publicado pela Conrad, que sofrívelmente distribuiu até o volume 6. A história vai até o volume 12.

Nota: 8,0


3 comentários:

Ceres disse...

Mas tem as mesmas bizarrices que Crying Freeman? ^^ Você sabe do que estou falando, rss...

Te amo!!! (namorada grude mode on)

Jiroumaru disse...

Tem, mas é muito pouco e mais comedido.

ghfdc disse...

Não tenho tempo para ler mais nada (de interessante)!

"Que puxa"...

Um abraço!