domingo, 6 de abril de 2008

Chapter 675 - A soft cookie can as good as a crunchy cookie


Para quem me conhece, falar deste álbum é chover no molhado. Damnation é um dos melhores álbuns do Opeth, mas pode ser considerado tudo, menos um álbum deles. Para quem não conhece, Opeth é uma banda sueca de Death Metal (embora rótulos não sejam muito aplicáveis para o estilo que eles praticam), que nos últimos anos tem conseguido uma projeção interessante se considerarmos o alcance que um estilo como esse pode alcançar. Damnation é o segundo álbum de um projeto ambicioso da banda, aonde eles separariam os dois estilos de sua música. O primeiro, chamado Deliverance, era o álbum pesado. Damnation seria o álbum suave, aonde as influências progressivas seriam exploradas.
Ao ouvir o álbum pela primeira vez você pode pensar muitas coisas, mas quase sempre nunca é que o álbum seja foda. Mas depois de umas 3 audições... você irá se perguntar porque diabos você acaba escutando novamente o álbum, do início ao fim. A música chega a ser simplória em alguns pontos, complexa em outros, mas quase sempre a filosofia é do "menos é bom", aonde complexas melodias dão lugar a linhas instrumentais bem encaixadas e harmoniosas. É possível escutar cada instrumento claramente, e até o deslizar dos dedos nas cordas. Há também uma presença mais do que bem vinda de teclados e pianos, o que mais tarde traria a adição de mais um membro na banda em caráter permanente.
As letras como não poderiam deixar de ser, são todas melancólicas, mas não chegam a ser um Doom Metal no estilo "ouça com as janelas fechadas para evitar suicídio". As letras combinam perfeitamente com a voz triste do vocalista, que pela primeira vez canta um álbum inteiro sem o uso de guturais.
Damnation também foi uma porta de entrada para o Opeth no mercado norte americano. Embora eles já tivessem feito tours pelas terras ianques, foi com o Deliverance/Damnation que eles tiveram o maior retorno comercial, e o estilo suave e mais acessível de Damnation é que permitiu que o som deles fosse um pouco mais divulgado.
O som de Damnation também pode ser conferido no DVD Lamentations, que foi bancado pela gravadora na época como uma forma de alavancar ainda mais as vendas do álbum. O álbum inteiro é tocado na primeira parte do show, e a segunda parte eles tocam algumas músicas de seus álbuns anteriores. E bem, a porrada estanca :-)
No Brasil, como não poderia deixar de ser, Opeth é só um nome estranho. Nunca vieram pra cá e sinceramente acho mais fácil ver saci pererê. É possível adquirir o DVD por um preço meio salgado no Submarino, mas é relativamente barato se compararmos com as lojas especializadas em Heavy Metal.

Melhores músicas: In My Time of Need, Hope Leaves

Não vou dar nota, é meio previsível que seja 10.

"Summer is miles and miles away
and no one would ask me to stay..."

Um comentário:

Lila Yuki disse...

Esse é o único CD que eu gostei :_: