domingo, 13 de abril de 2008

Chapter 901 - Liberty Meadows



Acaba de chegar em minhas mãos o primeiro volume de Liberty Meadows, uma tirinha inicialmente publicada em jornais americanos. Ao longo de vários anos o título sofreu censuras, devido ao palavreado, às vezes pela maneira como o autor desenhava as mulheres e muitas vezes pelo conteúdo das piadas, que ia desde piadas um pouco grosseiras até algumas blasfemias de leve.
Cansado desse tipo de atitude, Frank Cho, autor, desenhista e criador da série se retirou totalmente dos jornais e publica Liberty Meadows exclusivamente na Image Comics, que abrigou as tirinhas num raro acerto da editora.
A história gira em torno de um abrigo para animais traumatizados que precisam de acompanhamento médico de psicológico. Os paciente vão desde um porco que está em tratamento de desintoxicação até um sapo hipocondríaco, passando por uma vaca psicopata (na ilustração acima). Embora possamos pensar que isto é um pouco depressivo, o fato é que o autor consegue ser cômico do início ao fim, variando desde piadas de duplo sentido a piadas extremamente simples e infantis no melhor estilo Tom & Jerry.
Além dos pacientes, os dois personagens principais são Brandi, a psicóloga dos animais e Frank, um veterinário nerd e bobalhão, que óbviamente sempre tenta se declarar parar Brandi e sempre falha.
Apesar de Cho ser coreano, seu traço é completamente americano no melhor estilo Pin-up, mas ao mesmo tempo misturado com Peanuts (pelo menos quando se trata de desenhar os animais). O traço é limpo e muito bonito de se ver e desafio alguém a achar um erro de proporção nos personagens. Hoje em dia Cho além de se dedicar a Liberty Meadows, também desenha outros títulos para editoras menores e também capas e alguns títulos da Marvel Comics.
O primeiro volume que eu comprei foi uma edição capa dura comemorando os 10 anos de criação da série. Ótima qualidade.

Nota: 9



5 comentários:

B. disse...

E nao é 10 pq? =p

Jiroumaru disse...

As tirinhas são em preto e branco. E o livro não tem nenhuma ilustração colorida.

Lila Yuki disse...

Eu li até a página 40. Quero arranjar uma desculpa para ir a casa do Ji e ler o resto, rsssss

Lila Yuki disse...

Jiroumaru violou a regra do blog, rsss... Tralalalalalá!

B. disse...

Ah só...