domingo, 25 de janeiro de 2009

Chapter 905 - Dominion Tank Police


Sou fã da fase antiga de Masamune Shirow e faz pouco tempo li mais um mangá inacabado do autor. Como sempre o ambiente da história é futurista, a protagonista é uma mulher e envolve forças policiais. Na cidade fictícia de Newport, a violência chegou a níveis tão severos que algumas unidades da polícia usam tanques e são divididos em pelotões. A protagonista é uma líder de esquadrão, Leona Ozaki, uma oficial pavio curto que ama seu tanque e tem um humor terrível.
O futuro imaginado por Shirow é curioso. Os prédios tem uma forma meio orgânica, tanto no exterior quanto no interior, e a melhor descrição que escutei para a paisagem desenhada é "cidade de cheetos". Os veículos como sempre são bem desenhados e passam um tom futurista típico do autor. Os tanques tem um desenho curioso e extremamente compacto (para um tanque) e como sempre existem vários modelos e explicações do autor sobre certas decisões que ele toma em relação ao "projeto" dos veículos.
O que achei mais interessante deste título é a total falta de compromiso com uma história cheia de planos ou intrigas. Grande parte do título é dedicada ao humor e conflito entre os personagens a cenas de ação dos tanques. Os desenhos são de ótima qualidade e o autor abusa de hachuras e expressões cômicas em seus personagens.
A história de Dominion é dividido em dua fases. No primeiro volume, Shirow cria um futuro mais catastrófico aonde a poluição é tão grave que as pessoas tem que andar de máscara nas ruas e as polícia ainda começa adotar tanques de maneira improvisada e desorganizada. No segundo volume Shirow explicitamente muda muito do cenário e diz abertamente aos leitores para ignorarem a continuidade do primeiro volume para o segundo. Na segunda parte a poluição não é mais um problema e as pelotões de tanques são uma realidade da cidade. Alguns personagens foram suprimidos e novos foram adicionados.
Além da segunda parte que começou com o título de Conflict 1, eram previstos mais 4 partes. Como é típico do autor essas partes nunca foram feitas e mais um título ficou inacabado. A série acabou gerando alguns OVAs (animação para o mercado de vídeo caseiro). Alguns episódios passaram no multishow na década de 90 e na minha opinião eram fracos.

Nota: 7,5

4 comentários:

Lila Yuki disse...

Já tinha até ouvido falar da protagonista, mas a verdade é que séries com robôs e coisas futuristas nunca realmente me interessaram.
No entanto, lembro de você comentando sobre o autor recomendar os leitores e ignorarem a continuidade. E também digo que os desenhos são realmente bonitos.

Anônimo disse...

Hellο! I cοuld haνe sworn I've been to this blog before but after browsing through a few of the posts I realized it'ѕ
new to me. Regаrdlеss, I'm certainly happy I found it and I'll be booκmarking it and сhеcking bаck regularlу!


my wеb-sitе: arjun kanuri

Anônimo disse...

Greetings fгom Floгida! I'm bored to death at work so I decided to browse your website on my iphone during lunch break. I enjoy the information you present here and can't wait to take a look when I get
home. І'm surprised at how fast your blog loaded on my mobile .. I'm not еvеn uѕing WIFI, just 3G .
. Anyhow, greаt blog!

mу web blog :: Lloyd Irvin

Anônimo disse...

Hello theгe, I found youг web ѕite νia
Googlе whilѕt seаrchіng for а
sіmilаr topiс, уouг site got hеre up, it seеms grеat.
I havе boοκmarked it іn my gοoglе booκmarκs.

Ηellо there, simρly beсоme alert tо youг weblοg
through Google, and located that іt's really informative. I am gonna watch out for brussels. I will be grateful should you continue this in future. Numerous folks can be benefited from your writing. Cheers!

Feel free to surf to my homepage; internet reputation management