segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Chapter 906 - Absolute Sandman 4


Último volume da republicação de Sandman no formato Absolute. Como os outros três volumes, a encadernação é primorosa e de qualidade. Além das histórias, muitos extras, ilustrações, fotos de estátuas de porcelana, descanso de livros, relógios e produtos relacionados ao Sandman. Duas das histórias são dissecadas com a impressão de rascunhos e do roteiro original de Gaiman.
Neste último volume é publicado o maior arco de histórias do Sandman, "The kindly ones", aonde Morpheus tem que acertar as contas com seus atos passados, terminando com sua morte. Em uma entrevista Gaiman foi perguntado porque ele matou o Sandman e ele gentilmente explicou: "Todas as coisas boas tem um fim. Do contrários elas viram novelas (soap operas)." Após ler tantas histórias do Sandman este último arco é deveras emocionante. O começo é confuso e lento, e a medida que as pontas vão se unindo é possível entender a intenção do ritmo inicial, com um resultado que chega a ser comovente.
No fim de tudo, é possível ver como vários personagens que inicialmente pareciam irrelevantes na verdade eram os que mais presavam o senhor dos sonhos e a emoção que eles transmitem diante da eminente morte do Sandman é o que tornam esta história tão memorável. O personagem que mais me surpreendeu foi o corvo Mathew que mesmo diante da morte desejou não abandonar seu mestre até o último segundo.
Após a morte do Sandman, o arco "The Wake" introduz o novo senhor dos sonhos, e mostra o funeral de Morpheus com um dos desenhos mais belos que já ilustraram o Sandman. A última história, ilustrada por Charles Vess é mais uma história que conta com a interação do antigo sandman com Willian Shakespeare, complementando a história "Midsummer Night's Dream".

Nota: 10

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi uma das histórias mais legais que você me contou. Devem ser muito boas mesmo.

Te amo!