domingo, 16 de dezembro de 2007

Chapter 107 - Folding until Nirvana

Dobradura de Buda meditando em uma flor de lótus. A dobradura mais difícil que já tentei. Fui obrigado a pular várias etapas porque o papel ficou pequeno demais. Dobrado em papel japonês 24 cm x 24 cm. Apesar da falta de muitos passos, creio que o modelo ficou satisfatório.
O autor da dobradura é Hojyo Takashi, o mesmo do lutador de Kendô.


"Tudo o que somos é resultado do que nós pensamos. A mente é tudo. Nós nos tornamos aquilo que nós pensamos."

Buda

3 comentários:

Unknown disse...

Trabalho admiravel. Infelizmente nem sonho em fazer algo parecido hehehe vai bem alem das minhas habilidades manuais...

ghfdc disse...

Volta e meia você diz que "pula" alguns passos...

Eu acho isso meio estranho...

Sempre pensei que origamis fossem totalmente seqüenciais... Sem o passo "x+1", não se poderia realizar o passo "x+2" e tal...

Imagino então que haja passos "obrigatórios" e passos "dispensáveis"... Mas, se é assim, como você faz para identificar qual é o tipo do passo a ser (ou não) realizado?

Jiroumaru disse...

Realmente existem passos que são indispensáveis. Mas eu pulo passo relativos a detalhes estéticos. Por exemplo, neste modelo eu pulei a parte do detalhamento das mãos do Buda. A estrutura dos braços estava feita já. Mas se eu não pudesse pular estes passos eu nem conseguiria completar a dobradura. Outro passo que tive que pular foi o detalhamento da cabeça. Eu não fui capaz de terminar vários modelos por causa de passos indispensáveis que não consegui fazer.