sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Chapter 670 - Blackout at the Electric Castle


Eu esperava um bom CD do Ayreon. Anneke e Jonas cantando. O que poderia dar errado? Bem, são 100 minutos de música e eu só consegui gostar de uns 10. Então, basicamente deu muita coisa errada.
Eu não entendi o que diabos Arjen estava pensando ao fazer esse CD. Pra começar o título já é idiota. Pra que diabos um byte? Tudo o que eu mais gostava no Ayreon foi de certa forma descartado nesse CD. A maioria das músicas é previsível, vários riffs são quase cópias de trabalhos anteriores, são quase 20 vocalistas que mal têm tempo pra cada um mostrar o que sabe. Os efeitos sonoros dos sintetizadores são os mesmos, quase nenhuma variação em relação aos trabalhos anteriores, um monte de idéias requentadas.
A impressão que o CD inteiro me passa é que as músicas só existem para ligar a historinha que ele quer contar. Sabe, em CDs conceituais como Ayreon acontecem de algumas músicas não serem muito marcantes. Elas estão lá para atar alguns nós. Isso é normal. Não é desejável, mas acontece. Bem nesse CD parece que o CD inteiro é só pra isso. Não tem música. Só historinha. Ele podia ter feito um Audiobook que ia ser melhor.
Putz, os corinhos. Caralho, odeio esta merda e é o que menos tem nos CDs anteriores dele, exceto no Into the Electric Castle que tem um tanto, mas mesmo assim é moderado. Mas neste CD é usado com exaustão. Ele claramente confundiu quantidade de vozes com qualidade. Como se vários caras bons juntos fossem fazer a música ficar boa. Diabos, é tanta coisa junta que a música parece uma poluição sonora bem gravada. Não fica melodioso. Fica só barulho.
A única música que eu gostei só 2 vocalistas cantam: Anneke e Jonas. Nem vou comentar.
Eu não costumo dar notas pra CDs, mas esse vou fazer questão: 4/10.
Muito decepcionante. Arjen devia largar de fazer projetos em tão pouco tempo. Esse Stream of Passion fez mal pra ele. Provavelmente esse CD vai vender horrores já que conta com vocalistas de bandas que estão vendendo bem no cenário de metal. Fãs de metal melódico irão adorar. Eu achei uma grande porcaria.
Continuo achando, Into the Electric Castle e Human Equation são os melhores CDs dele. Ambeon também é excelente.
Melhor música: Garden of Emotions do Into the Electric Castle

Um comentário:

Unknown disse...

Po, pior coisa que tem é se decepcionar com cd de bandas queridas. Mas tem um lado bom: é uma prova de que não perdemos o discernimento para nosso lado fã hehe...