sábado, 29 de dezembro de 2007

Chapter 701 - Dune Messiah

Segundo livro da série de Duna, "O Messias de Duna" não é tão bom quanto o primeiro. A narrativa neste livro é um pouco mais confusa e alguns artificios usados por Herbert demoram a surtir efeito na história.
Neste livro, Muad'dib é o Imperador de todo o universo, controlando o Mélange e conquistando mundos com seu exército. Ele é alvo de uma conspiração para tirá-lo do trono imperial, envolvendo a ordem das Bene Gesserit e dos Bene Tleilaxu. Ao mesmo tempo, sua esposa a Princesa Irulan tenta de todas as formas ter um filho com o Imperador enquanto envenena Chani, a mulher de Muad'dib, para que ela não tenha filhos. O Imperador também é presenteado com um Ghola, uma espécie de zumbi, que possui o corpo de Duncan Idaho, um precioso servo de Muad'dib que morrera na primeira parte da saga. Soma se isso ao fato de Alia, a irmã de Muad'dib ter crescido e ter ganho grande importância religiosa entre os fanáticos de Duna.
Novamente a parte mais brilhante deste livro é o debate sobre fanatismo religioso e o poder que ele pode exercer no governo. Muad'dib tenta de todas as maneiras escapar de seu destino como um messias e quanto mais ele foge de seu destino, mais ele é arremessado contra ele.
O livro demorar a engrenar e arrisco a dizer que somente a partir da segunda metade do livro o brilhantismo de Herbert aparece. Assim como no primeiro livro, na conclusão todas as peças se encaixam perfeitamente e você pensa: mesmo na desgraça Muad'dib vence.


"There is no escape — we pay for the violence of our ancestors."
Paul Muad'Dib

Um comentário:

ghfdc disse...

Kwisatz Haderach "pancada boladão"...

Leiam o segundo livro de Duna e saibam de onde foi copiado o "Neo cego" de Matrix-qualquer-coisa...

E eu quero muito encontrar o sexto livro em português (para completar a coleção...)! Procuro há anos...